Uma viagem de volta aos anos 2000.
E muitas surpresas...

AÇÃO, POLÊMICAS, HUMOR e muita diversão!
Divirta-se com as histórias de Ru, Fabi e seus amigos.
Adolescentes conhecendo a vida.
E que apesar de todos os problemas,
APENAS QUEREM SE DIVERTIR...

Qual é o diminutivo de moto? E o de foto?

motinho ou motinha? Fotinho ou fotinha? [Post original de 14/maio/2020]

Jorx

4/3/20252 min read

Bem-vindos a mais um post do nosso Blogue.

E este é o primeiro com dúvidas de Língua Portuguesa.

Nesta semana, trago a vocês uma dúvida que muita gente tem:

Qual é o diminutivo de moto? E o de foto?

Na internet e nas redes sociais quase todo mundo erra quando escreve ou diz “fotinha” e quem é que não se lembra do funk “A dança da motinha”?

No dia a dia, não tem problema errar, mas, em textos mais formais, como uma redação, convém escrever correto, então, já sabemos que o correto é "fotinho" e "motinho".

Mas como assim?

Isso tudo se deve à característica do sufixo “inho/inha” que difere do sufixo “zinho/zinha”.

Nas palavras terminadas em -a, -as, -o e -os, o sufixo vai manter essas terminações independentemente do gênero da palavra, veja o exemplo a seguir:

1) a estação radiodifusora, este diminutivo é informal.
2) o indivíduo, o sujeito, o rapaz.
3) para manter o fonema oclusivo velar surdo, “c” é substituído por “qu” antes de “i”. Ainda sobre este exemplo, palavras terminadas em “s” podem fazer o diminutivo de outra maneira, por exemplo, o atlas – o atlasinho.

Na língua portuguesa, é mais comum as palavras masculinas terminarem em -o e as femininas, em -a, porém, o oposto ocorre, sendo mais comum palavras masculinas terminadas em a: o cinema, o astronauta, o drama, o carma, o chapa, etc., por isso, sabemos flexionar o diminutivo sem erro. Já as palavras femininas terminadas em o (com exceção das palavras terminadas em -ão) são pouco comuns, como: a tribo, a libido, a virago, etc. que geralmente não usamos no dia a dia e muito menos o seu diminutivo, por estes motivos, as palavras foto (redução de fotografia) e moto (redução de motocicleta) são flexionadas erroneamente, mas seguindo a lógica do sufixo “zinho/zinha”

Quando uma palavra termina com outra letra diferente de -a,-o,-as,-os, o sufixo “inho/inha” passa a concordar com o gênero da palavra: às palavras masculinas, acrescenta-se “inho” e para as palavras femininas, acrescenta-se “inha”, do mesmo jeito que ocorre com o sufixo “zinho/zinha”, veja no exemplo a seguir:

Espero que você tenha gostado desta postagem e se tiver alguma sugestão, correção ou dúvida, envie-nos mensagens ou comente em nossas redes sociais.

Até a próxima!

Bibliografia consultada:

DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0406200902.htm

https://portuguessemmisterio.com.br/2017/01/19/o-diminutivo-de-foto-e-fotinho-ou-fotinho-e-o-diminutivo-de-moto/