

Bem-vindos a mais um post do nosso Blogue.
E este é o primeiro com dúvidas de Língua Portuguesa.
Nesta semana, trago a vocês uma dúvida que muita gente tem:
Qual é o diminutivo de moto? E o de foto?
Na internet e nas redes sociais quase todo mundo erra quando escreve ou diz “fotinha” e quem é que não se lembra do funk “A dança da motinha”?



No dia a dia, não tem problema errar, mas, em textos mais formais, como uma redação, convém escrever correto, então, já sabemos que o correto é "fotinho" e "motinho".
Mas como assim?
Isso tudo se deve à característica do sufixo “inho/inha” que difere do sufixo “zinho/zinha”.
Nas palavras terminadas em -a, -as, -o e -os, o sufixo vai manter essas terminações independentemente do gênero da palavra, veja o exemplo a seguir:


Na língua portuguesa, é mais comum as palavras masculinas terminarem em -o e as femininas, em -a, porém, o oposto ocorre, sendo mais comum palavras masculinas terminadas em a: o cinema, o astronauta, o drama, o carma, o chapa, etc., por isso, sabemos flexionar o diminutivo sem erro. Já as palavras femininas terminadas em o (com exceção das palavras terminadas em -ão) são pouco comuns, como: a tribo, a libido, a virago, etc. que geralmente não usamos no dia a dia e muito menos o seu diminutivo, por estes motivos, as palavras foto (redução de fotografia) e moto (redução de motocicleta) são flexionadas erroneamente, mas seguindo a lógica do sufixo “zinho/zinha”
Quando uma palavra termina com outra letra diferente de -a,-o,-as,-os, o sufixo “inho/inha” passa a concordar com o gênero da palavra: às palavras masculinas, acrescenta-se “inho” e para as palavras femininas, acrescenta-se “inha”, do mesmo jeito que ocorre com o sufixo “zinho/zinha”, veja no exemplo a seguir:



