Kleber Correa entrevista Moura de Jesus

Neste post, Kleber Correa do IG literário @k.books18 entrevista Moura de Jesus, o autor da série "Apenas querem se divertir"

Kleber Correa

4/7/20252 min read

No último sábado (05/abril), entrevistei o escritor Moura de Jesus, autor de "Apenas querem se divertir" em um bate-papo descontraído. Recentemente fiz a resenha dessa obra.

Acompanhem essa conversa.

Kleber Correa (KC): O livro nos traz uma vibe anos 2000. Qual foi sua motivação para a escrita?

Moura de Jesus (MJ): Eu gostava de escrever peças de teatro para meus colegas atuarem na escola quando eu estava no ensino fundamental em Ibaté-SP. De uma dessas histórias, eu comecei a desenvolvê-la melhor na minha cabeça em 2001 e terminei de escrever em 2003. Eu era muito jovem, tentei publicar, mas finalmente só consegui ter o livro impresso em mãos em 2018. Antes da publicação, quando peguei o texto para revisá-lo, decidi manter a trama nos anos 2000 para criar esse ar saudosista e os leitores relembrarem de uma época boa.

KC: Temos o HIV, como um tema importante abordado na obra. O que pode nos dizer sobre?

MJ: A peça da qual o livro derivou foi a pedido dos professores de Educação Artística e Ciências, teríamos que abordar os temas IST e drogas. Muitos colegas me deram ideias como a Iara, o Thiago e a Milena (alguns personagens receberam os nomes desses amigos). Ao desenrolar o texto, eu pensei em colocar os personagens em situações que pudessem servir de lição e esclarecer as dúvidas que os jovens têm a respeito principalmente do HIV. Acho que muita coisa mudou dos anos 2000 para cá, a medicina desenvolveu novos tratamentos, mas é um assunto ainda pertinente na atualidade.

KC: Qual o seu autor (a) preferido?

MJ: Essa é uma pergunta difícil! Meu livro favorito é "Dom Quixote". O humor, a aventura e a crítica, por meio dos memoráveis personagens. Já a escritora que mais admiro é a Clarice Lispector, por sua genialidade com as palavras. Digo que é difícil responder esta questão porque gosto de vários gêneros.

KC: O que te deixa mais animado ou emocionado, quando falam do seu livro?

MJ: Ah, é gostoso saber quando alguém se interessa por sua obra, porque você se dedica e faz tudo pensando que alguém lerá, então tenta entregar o melhor para o leitor. Quando alguém elogia, fico muito feliz com o coração quentinho. Contudo, eu aceito as críticas negativas, principalmente as que são construtivas, elas ajudam a me manter com o pé no chão e sempre buscando melhorar.

KC: Deixe um recado aos leitores

MJ: Continuem curiosos, amantes da leitura, vorazes por novas histórias. É tão bom poder fazer uma viagem “geográfica”, cheia de experiências inesquecíveis. Mas uma viagem através das histórias é tão deliciosa quanto, senão muito mais. É excessivamente empolgante, é divertido e, às vezes, entediante. Acredito que o mais válido são os mundos que se abrem em nossa cabeça, e a enxurrada de conhecimento que aí se instala ao ler um livro.

E esta foi minha entrevista com Moura de Jesus,
Espero que tenham gostado do nosso bate-papo e tenham conhecido um pouco mais sobre o autor.
Até a próxima!
Lembrando, que em breve , trago a resenha do volume 2.

Kleber Correa

Kleber Correa é formado em Letras e Gestão de pessoas.
Possui o Intagram Literário @k.books18 onde publica diversas resenhas de autores nacionais e internacionais e autores independentes.